top of page

Cineclube CSVP

  • Bárbara Perez
  • 5 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

cine.jpg

No ano passado, alguns filmes começaram a ser exibidos a noite no pátio do colégio, mas ainda não era nada muito formal ou organizado. Logo nos primeiros meses de 2015, alguns alunos apaixonados por cinema resolveram formar um grupo para organizar essas exibições. O coletivo Cineclube CSVP foi criado com o intúito de exibir um filme por mês no colégio. No entanto, o projeto não consiste apenas nisso.

Todo mês o grupo decide por meio do grupo do coletivo no Facebook qual será o tema da vez. Esse processo de escolha consiste em longas discussões sobre diferentes temas e então um consenso. Passamos então para a etapa de escolher o filme a ser exibido: outro processo democrático e às vezes bem longo. Postamos o trailler de cada filme, pensamos nas discussões que a obra pode trazer à tona e discutimos a possibilidade de chamar alguém da produção ou que entenda bem do assunto tratado para conversar com os alunos após a exibição.

Além de ser um incentivo à cultura, é também um incentivo à integração entre os alunos. Os filmes são exibidos a noite durante o horário de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as sessões são abertas a quaisquer alunos do colégio, o que integra as turmas da manhã e da noite, reforçando a ideia de que somos uma mesma comunidade de alunos.

O primeiro filme exibido foi "O Som ao Redor", de Kleber Mendoça Filho, e o segundo "A Batalha do Passinho", Emílio Domigos. Ainda não há data ou tema confirmado para a próxima exibição, mas o coletivo já está em processo de escolha do filme e este deve ser exibido o mais rápido possível. Se interessou pelo projeto e deseja ir a uma sessão? Divulgamos as exibições sempre por Facebook e costumamos passar nas salas de aula lembrando. De resto, é só chegar!

 
 
 

Comentários


MAMUTE JORNAL
Quem Somos?

O Mamute é um jornal independente feito por alunos do Colégio São Vicente para alunos, sem nenhum vínculo com a escola. Qualquer um deve se sentir livre para contribuir com material para a redação ou para a galeria. O Mamute é livre.

#voltamamute

Siga O MAMUTE
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page